sexta-feira, 25 de junho de 2010

INVEJA


Gente invejosa é um saco. Categoricamente!
Até pouco tempo atrás, eu não sabia muito bem definir o que significava inveja. Foi então que decidi fazer uma pesquisa. Primeiro em dicionários, depois nas páginas do São Google, bate-papo com amigos e por fim uma observação ao meu redor. Isso me ajudou na elucidação dos meus pré-conceitos.
Pessoas invejosas simplesmente não gostam de você, e limitam esse sentimento de aversão ao “meu santo não bate com o de fulano”. É até engraçado. Santo lá tem que bater?
Bobeira essa! Ou será que tem santo bom e santo mau? Ai meu Deus!
Bom... Meu santo cuida bem de mim e me dá luz própria. Quem tentar apagá-la será ofuscado, e jamais conseguirá. O santinho aqui é forte e nós dois temos um contrato: ele me protege e eu faço minha parte sendo uma boa menina.
Alguns preferem chamar a inveja, cobiça ou ainda invídia, de dor-de-cotovelo.
E essa dor dói, hein?! Quem nunca teve a experiência de bater o cotovelo na quina de uma porta?! Dói demais, e pode mesmo ser associada a este sentimento ao qual me refiro.
Essa fraqueza humana aí é própria de pessoas que querem sempre ser o centro das atenções ou as maiores e melhores em tudo o que são, fazem ou falam, razão pela qual se sentem ameaçadas com a presença de outro alguém que possa, até mesmo involuntariamente, "roubar" seu lugar ao pódio. Chamo a estes de pobres de espírito, incapazes de ser donos de um predicado sequer do seu semelhante, exatamente por serem como são. A principal limitação que os impedem de ter os atributos tanto cobiçados é o deixar de viver a própria vida para viver a vida alheia.
Essa repugnância estúpida pelo seu semelhante vai pouco a pouco consumindo o invejoso, tornando-o incapaz, incompetente e medíocre. O brilho que ainda restava vai se aniquilando e, junto dele, vão sendo exterminadas as virtudes que deveriam ter sido cultivadas, como personalidade e caráter. Ele passa a odiar o outro de forma gratuita e isto, de certa forma, lhe causa certo desconforto, pois a pessoa invejada ocupa continuamente seus pensamentos: "por que ela e não eu?", "por que?". Isso quase sempre vem acompanhado de comentários maldosos, incapazes, também, de diminuir a glória do outro.
Se esta pessoa escolhesse ser indiferente, talvez eliminasse o próprio sofrimento. Difícil é ela pôr a cabeça no lugar e chegar a esta consciência.
Se Deus fez cada um com suas qualidades, imperfeições e proporcionou que cada um tivesse uma vida diferente, por que é tão difícil conviver assim? Não seria mais fácil se os homens meramente se completassem?
É... bom mesmo seria se todos os santinhos ficassem amiguinhos para rezar juntos. Viveríamos em uma sociedade diferente, sem grandes conflitos.

27 comentários:

  1. A inveja é inimiga dos bem intencionados...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Lucimara, a inveja destrói a convivência fraterna. Uma lástima mesmo. Um bom final de semana, beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E como existem pessoas invejosas, não é mesmo? As piores são aquelas que disfarçam a inveja, se passam por boas amigas, mas, na verdade, sugam a nossa energia (ou tentam) e não torcem pelo nosso bem. Mas, graças a Deus, nossos santos são fortes, rs. Um abraço, Lucimara, e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Olá, linda menina, Inveja... mata, literalmente, mata sentimentos, para se livrar dela, tenha fé, coragem e siga seu caminho, beijos em seu coração linda menina!


    Rosana Morena

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!
    Continuem acompanhando... bjão no coração de vocês.

    ResponderExcluir
  7. A inveja é a fraqueza daquele que espera acontecer, enquanto quem quer corre atraz do seu triunfo. Belo texto Lucimara.
    deixo aq meu blog para quando puder da uma olhada.
    http://daniloliteratude.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo, amiga, as pessoas são invejosas por não cultivarem seus próprios potenciais.

    Uma coisa muito chata é conviver com quem tem inveja de nós. Mas, confessemos, todo mundo já teve uma dorzinha de mcotovelos... Eu mesmo já tive. Mas é ruim deixar a inveja dominar. Tem que ser forte.

    PS.: Engraçado uma coisa, em inglês (I am jealous), em francês (je suis jalouse), em hebraico (אני מקנא - ani mekaná)... e em muitas outras línguas, existe apenas uma palavra para "Eu estou com inveja" e "eu estou com ciúme".

    Não é estranho? É como dizer "ser" ou "estar", tudo igual nessas línguas. Vamos admitir que nosso idioma é rico! Há várias nuances para os sentimentos...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post!!
    A inveja nasceu lá no céu, no coração do diabo. Cair na inveja significa cair do céu, perder a natureza original.(Walter Sasso)
    http://www.lapsoevirgula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. e verdade,a inveja é muito triste.que pena que tem gente com esse sentimento tão ruim.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito chateada sabe!? Acabei de ver no meu orkut pela segunda vez, que uma menina que eu ''TINHA'' amizade, Copia extremamente TUDO o que eu ponho. É a segunda vez que eu vejo ela fazendo isso, eu estou super chateada mesmo, porque antes agente era bem amigas e Hoje eu sei que ela tem muita inveja de Mim pelo fato de eu sempre ser a ''queridninha dos professores'', a ''nerd'' da sala ... É só Deus para nos proteger dessas pessoas sem capacidade de conseguir o próprio sucesso!

    ResponderExcluir
  12. nossa obrigada sou presidente do diretorio academico de uma faculdade e ontem no 1 dia de aula tivemos uma surpressaa que com as mudanças que tivrream e eu como representante tive que tomar frente e fui critica pelo email da turma dizendo que eu so passo vergonha na turma mas issu nao me abateu so me deu força força para lutar por todos so que pessoa que escreveu nao se identificou usou o email da turma que no entando seria geral como se todos estivessem achando ruim sabe nao responde por si mas obrigada pela msg muitooo linda

    ResponderExcluir
  13. adoreeiiii...

    pra quem sabe ler ..um pingo eh letra

    ResponderExcluir
  14. Talvez o tempo queira apagar o que já foi vivido e a inveja de outras pessoas evitar o que ainda vai acontecer, talvez as mentiras ceguem seus olhos, e a verdade os abrirá, e o fará ver com a inocência de uma criança, que mudar o mundo está nas suas mãos. Talvez quando você olhar para o alto, verá que é apenas mais um grãozinho de areia, comparado ao tamanho do universo. E a esperança te fará olhar para o chão e ver a esperança, em uma mudinha brotando em meio aos grãozinhos de areia.

    ResponderExcluir
  15. Adoreiii mtto bom! Meus parabéns! Vo até coloca no meu face pra todo mundo le e refleti sobre isso ;D

    ResponderExcluir
  16. Ola....

    Copiei seu texto, e dei os devidos créditos...Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Como a inveja é um pecado pedir sempre a protecção a Deus que nos proteja deste mal terrível! Pessoas invejosas são umas frustradas, infelizes, levam a vida a comparar-se com os outros, pobres de espírito....dar-lhe demasiada importância é também uma maneira de puxá-la para nós...Que Deus nos proteja e de resto....ignore!

    ResponderExcluir
  18. quem tem inveja é o inimigo

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Lucimara!
    Suas palavras definem perfeitamente a INVEJA. Idenfiquei cada palavra citada por vc com o momento ao qual estou passando... existe uma pessoa desse tipo a me rodear e nossa.. é uma batalha diária para me manter firme.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito dess comentario sobre Inveja!!

    ResponderExcluir
  21. Publicado no blog: http://luisrlima.blogspot.com.br/2011/10/artigo-da-semana-voce-me-inveja.html. Pensamentos iguais ou plágio????

    É. Você mesmo, você que não para de tentar me prejudicar, que perde seu tempo tramando o que fazer para me derrubar, para me prejudicar. Digo que não conseguirá, mas caso conseguisse o que mudaria em sua vida? Será feliz? Enriquecerá e terá uma vida de sucesso? Penso que você acredita que sim, pois perder horas e horas tramando contra mim deve valer muito a pena. Fico pensando será que me ama ou será que me odeia? Eu permaneço durante quanto tempo em seu pensamento? O dia todo? Isso é mau.
    Gente invejosa é um saco. Categoricamente!
    Pessoas invejosas simplesmente não gostam de você, e limitam esse sentimento de aversão ao "meu santo não bate com o de fulano". É até engraçado. Santo lá tem que bater?
    Alguns preferem chamar a inveja de cobiça, de dor-de-cotovelo. E essa dor dói, hein?! Já bateu o cotovelo em uma quina, como dói.
    Eu chamo aos invejosos de pobres de espírito, incapazes de ser donos de um predicado sequer do seu semelhante, exatamente por serem como são. A principal limitação que os impedem de ter os atributos tanto cobiçados é o deixar de viver a própria vida para viver a vida alheia.
    Essa repugnância estúpida pelo seu semelhante vai pouco a pouco consumindo o invejoso, tornando-o incapaz, incompetente e medíocre, sendo um certificado atestando a burrice. O invejoso passa a odiar o outro de forma gratuita e isto, de certa forma, lhe causa certo desconforto, pois a pessoa invejada ocupa continuamente seus pensamentos: "por que ela e não eu?", "por quê?". Isso quase sempre vem acompanhado de comentários maldosos, incapazes, também, de diminuir a glória do outro.
    O significado de Inveja no Dicionário Aurélio é: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objeto de inveja.
    A inveja é uma das mais perigosas paixões humanas, porque nunca se apresenta como tal e o seu grau de destruição costuma ser máximo. A inveja, naturalmente, é típica dos medíocres (que nunca conseguem alcançar os seus objetivos). Sendo um dos elementos da natureza humana, a inveja rodeia-nos, sempre disfarçada por sorrisos hipócritas. E sente-se o gozo dos que a praticam todos os dias.
    Se você que me inveja acredita em Deus leia a Bíblia e veja que "A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer". Pv 14.30; Jó 5.2) e envolve todo o ser, apaga o Espírito de Deus e produz resultados terríveis.

    ResponderExcluir
  22. vc esta sendo plageada, não estao dando os devidos creditos. acesse: http://www.luisrlima.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-02:00&max-results=50

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, leitor Anônimo,
    Realmente, estou sendo plagiada...
    Valeu o alerta!
    Infelizmente ficamos sujeitos a isso na rede...

    ResponderExcluir
  24. acesse: http://www.ferramentasblog.com/2011/06/adoro-denunciar-plagiadores-e-ver-seus-blogs-conteudos-deletados-por-completo.html

    ResponderExcluir
  25. Lucimara, parabéns pelo texto! Conciso, direto, e soube expressar exatamente o que eu penso sobre esse sentimento tão torpe! Na realidade, como vc, eu nunca havia vivdo experiências assim, já que concordo que cada pessoa tem qualidades e defeitos que não são intercambiáveis/comparáveis. Não costumo me importar com a vida dos outros, por vários motivos, mas especialmente porque nosso tempo é raro, e devemos empregá-lo em nosso crescimento. Mas infelizmente há os que optam por bisbilhotar a vida do outro, acreditando que seus maus sentimentos têm poder de mudar alguma coisa....doce ilusão!
    Mas confesso que a sensação de ter uma pessoa na sua cola é no mínimo interessante, já que demonstra não só uma admiração velada, como um desejo íntimo de possuir algo que é seu, ou alguém que está ao seu lado. Não deixa de ser um lisonjeio (se você souber ter o corpo-fechado para o lado ruim) o fato de alguém te acompanhar como se fosse novela. O único detalhe que talvez escape ao invejoso é que o melhor da vida não se filma, e exatamente aquilo que ele mais deseja saber é o que nunca saberá. E o veneno que tenta jogar no outro, ao final, o consome por dentro.
    É por isso que a inveja é ruim e risível ao mesmo tempo, pois é feitiço contra feiticeiro.
    Pobres dos invejosos....

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!