sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PLACA DE CARRO

Observar placas de carro sem um fim investigativo é um vício meio maluco, concordam? Mas até que é um negócio bem curioso. Experiência própria.
Melhor é quando as 3 letras deixam de ser simples 3 letras para constituírem palavrinhas facilmente assimiláveis, como DEY, CIU, BOA, CUH, BOM, CHE, FIU, e por aí vai.
Bom, eu assumo o vício, até porque não só observo. Eu somo a sequência numérica da placa.
Certo dia, saí com um amigo cujo nome, você, leitor, vai descobrir sem maiores esforços. Ao avistarmos, em um grande estacionamento, a placa EDV 7377, de um carro popular azul, ficamos chocados: suas iniciais estavam grafadas ali. E melhor: a soma dos dígitos era seu número.
Tá rindo do que? Duvido que você não tenha somado aí.
Somou, né? Descobriu nome e número?
Isso deu-nos uma alegria peculiar. Coisa de gente boba e sem ter o que fazer, eu sei. Mas felizes.
Enfim... Isso - ler as 3 letrinhas e somar número de placa - é o que faço quando presto minha atenção aos carros que por mim passam. Quando o veículo corre demais, perco a conta e o humor. Fico irritadíssima.
De 10 pessoas, pelo menos 9 já passaram pela experiência de decorar letras e somar números de placas de carros desconhecidos. Tenho certeza, assim como 9132 resume-se em 15.
É asneira, mas eu somo mesmo. Digamos que é uma justificável forma de estar em contato com a matemática.
Aquelas sequências AIO, ATO, DIU, BIA, BOI, MAE, CHE, CAI ou COC, entre tantas e tantas outras, quando acompanhadas da combinação do tipo 1234, 2525, 6666 ou ainda 1011, são as melhores. Segundo pés-quentes, elas formam excelentes palpites para jogo de bicho.
Igualmente simpáticas são as que resultam em vocábulos estrangeiros, como DAD, BUY, BUT, CUT ou BEE.
Eu adoraria ter uma placa LUC 2608, assim como os Eduardos se gabam por terem uma placa EDU. LUC de Lucimara e 2608 de dia e mês do meu aniversário. Somando 2 e 6, tenho um total 8, e 0 e 8, 8 também. 8 é o número que escolhi para ser meu. Não porque conheça numerologia, e sim porque coincidentemente algumas situações da minha efêmera vida fazem referência a essa unidade.
Estado de São Paulo é grande e as placas vão de BFA 0001 a GKI 9999, se não me engano. Vejo que tem muita placa pra eu observar, ler e adicionar por aí.
Você pode estar achando tudo isso uma tremenda tolice. Só que garanto que doravante, pelo menos a placa do seu carro você vai somar.
Eu estou só explicitando meu... meu... Vício? Problema? Não sei...
Será que sofro de Transtorno Obsessivo Compulsivo?
Ai meu Deus! Nunca tinha pensado nisso. Será que essa perturbação que me escraziva me obrigando a ler placas e somar combinações numéricas de placas de veículos é um transtorno da minha mente?
Mais um, não! [risos]
Não, não. Isso ainda não está afetando minha qualidade de vida. Eu apenas me divirto um pouco.
E ladrões motorizados que se cuidem...

16 comentários:

  1. Os vicios entram tanto na composição das virtudes como os venenos na dos remédios,rsrsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucimara.
    Também sou observadora de placas, mas nunca pensei em somar os números, é um ótimo exercício para o cérebro. Farei isso. hehe
    Isso não chega a ser um problema, acho. Se for, sou feliz assim. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucimara...
    Também tenho o costume de observar placas e gravar números de alguma forma...
    É sempre bom passar por aqui e ler a riqueza de seus textos!
    Tenha uma ótima semana!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu. Assista ao filme "23" e procure um terapeuta! ahuahauhauha... brinacdeira. Mas o filme tem tudo a ver com isso.

    Um beijo. Começarei a observar as letras porque números eu não curto.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Meu carro é JZE4928...rs...
    DIVIRTA-SE....rss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Matheus!
    Valeu pela dica. Mas será que preciso de um terapeuta mesmo?! Ai, Jesus!!!
    Valeu pelo comentário...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Elisa,
    Você não se arrependerá, rs.
    Faça isso!

    José, Manuel, Tati e Marisa,
    Que bom recebê-los mais uma vez por aqui.
    Obrigada,
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa foi demais uma brincadeira legal eu tenho mania de decorar as placas e identificar as pessoas mas essa eu ainda nao conhecia... Quero uma placa pra mim -- ACP- 1206-- Alexssandro Cesar Pereira e a data do dia dos namorados meu niver kk

    ResponderExcluir
  9. Lu, confesso que sou viciado em somar os dígitos das placas e fazer o "noves fora".
    Deve ser uma espécie de tara rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. oola !meu nome e eduardo boa tarde .tenho um vectra azul com placa 6666 . as velhinhas daqui da minha cidade dizem que meu carro e do capeta ! rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  11. Pensei que somente eu fazia isso!!!
    As letrinhas para mim não querem dizer nada, a menos que me traga alguma inicial conhecida logo de cara.
    Mas os números.... Esses sim tem grande importância para mim. Sempre tento somar, dividir ou sei lá tento encontrar alguma relação entre eles. e muito me entristece quando não acontece nada com eles....
    Meu carro por exemplo, é FNN 5228 = Fuçado Né Não. Mas os números deixaram a desejar!
    Bem que poderia ser 5225 ou 8228, mas jamais deveria ser 5228! Não tem nada a ver!
    Valeu pessoal....

    ResponderExcluir
  12. Ola td bem.
    Eu tenho uma facilidade impressionante para memorizar placas de carro. Basta olhar umas duas ou três vezes a mesma placa que eu já memorizo. Hoje pesquisei no site da wikipédia sobre placas veiculares. Conheci a história, a distribuição de sequencias por unidade da federação, as sequencias alfanuméricas correspondentes a cada estado brasileiro e as combinações possíveis de placas e ainda a nova sequencia alfanumerica que começara a valer a partir do ano de 2016. Muito interessante esse assunto. Antes eu não entendia como funcionava, agora tirei todas as minhas dúvidas a respeito. muito legal. Grande abraço amiga, valeu, td d bom pra ti!!!

    ResponderExcluir
  13. Que legal Lucimara, hoje.estava conversando com meus irmãos sobre isso, todos tem alguma mania com placas, em casa com minha família já fomos de frases aleatórias espontâneas com as iniciais das letras, já demos muitas risadas, depois passamos a nomes de filmes, tipo assim: EVD, enquanto você dormia, muito legal também, a fase agora é dia do Nascimento, encontrei uma outro dia, com.dia mês e ano, tenho guardada em meu arquivo de fotos, meu irmão disse que viu uma com as iniciais do seu nome é a data do aniversário GIL 2611, mas foi à muito tempo nao tinha celular para fotografar....

    ResponderExcluir
  14. Além de somar normalmente, faç tb uma segunda soma dobrando os números:
    Exemplo: Pat 7282= 19. e. 7282
    7282
    ————
    14.564. Precisa ser muito rápido , acho ótimo exercício as duas somas . O cérebro é esperto ,procura formas rápidas de resolver

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!