sexta-feira, 16 de julho de 2010

TODO HOMEM É UM DIAMANTE


Nós sabemos que o diamante é uma pedra extremamente delicada, bela e de significativo valor. Para chegar àquilo que vemos – muitas vezes apenas pela vitrine de joalherias – ele precisa ser lapidado. E aquela talha bem feita é o que traz toda protuberância de seu foco. Quanto mais bem feito o entalhe da pedra, mais admirável é o resultado. Posto sob a luz, o diamante – antes bruto –, produz um conjunto de reflexos e, mesmo ausente de cor, parece então multicolorido.
O artista é paciente. Lapidar um diamante pode levar dias, meses, anos... Ele estuda a pedra: seu tamanho, peso, forma... Demarca o objeto, mede, aprecia por outro ângulo. Suas raras mãos anseiam trazer aos olhos o brilho escondido no interior daquela pedra rude.
Cuidadoso, dia após dia, o lapidador trabalha fielmente até o resultado por ele esperado. A simetria é precisa, o polimento fino e as facetas estão em conjunção umas com as outras, jogando entre si luzes, presenteando seus olhos. Ele fica orgulhoso.
Nós também sabemos que o ser humano é uma pedra extremamente delicada, bela e de significativo valor. Mas, para chegar àquilo que é ou tenta ser a cada dia, precisa ser lapidado, como os diamantes. A diferença é que o homem tem a oportunidade de ser seu próprio artista. Seu processo de melhoria, de pedra bruta para pedra preciosa, depende do que faz, do que busca ser continuamente, para si e para o próximo. O trabalho é ininterrupto e demanda paciência, determinação e muito amor. O primeiro passo para quem ainda não iniciou a própria lapidagem é apenas a pré-disposição para querer ser melhor.
Como artífice, pode também estudar seu interior: traçar metas, rever suas atitudes, se esforçar, se organizar, questionar-se... Tudo para que seu entalhe saia perfeito e ele alcance com sucesso o desejo de seu coração: o de ser uma pessoa diferente. Uma pessoa pura, de luz.
O diamante tosco sofre as pancadas do entalhe. É a arte operando sobre ele. A vida sacrifica às vezes. É o aprimoramento da alma, da essência humana. Quanto mais exata a batida, mais valiosa será a pedra.
Somos assim. Diamantes pela valia e pela força, resistência. Pedra mais preciosa que esconde atrás da grosseira aparência um brilho peculiar disfarçado. Pedra que precisa ser minuciosamente trabalhada para mostrar os mais belos atributos encobertos no âmago, sob ásperas camadas adquiridas ao longo dos anos.
No homem, este brilho almejado é o que se converte naturalmente em gestos de amor. É o brilho de intensa e irradiante luz capaz de iluminar outros homens. Brilho da verdadeira e mais rara joia.

33 comentários:

  1. Cara Lucimara,
    seu texto é de uma clareza e riqueza similares à do diamante e, esperemos nós, do homem que brilha em gestos de amor.
    muito bom!!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Texto muito lindo cheio de sentimentos.... nele expresa muito bem os seus sentires plasmados en un diamante.... lindo mesmo

    Obrigado pela visita no meu blog amei.. espero vc me siga....nele... y pesso permiso pra le seguir

    abracos muito lindo seu blog....

    otimo fin de semana
    saludos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucimara, tudo bem contigo?
    Parabéns pelas postagens no seu blog, gostei de conhecer seu cantinho. Passe lá no meu cantinho para conhecer também, ficarei feliz com a sua visita www.rute-rute.blogspot.com
    Passarei mais vezes por aqui.
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  4. Texto de extrema beleza e sabedoria. Os seres humanos são como diamantes. Pedras preciosas. E cada um é o seu próprio ouriveres. Gostei muito do seu texto, Lucimara. Parabéns!! Um bom final de semana, beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Espero que sejamos um diamante, lapidado, no futuro...o mundo seria bem melhor, não? Gostei dos seus textos, hj voltei com calma, para degustar suas letras nessa manhã chuvosa...
    Um bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucimara
    Bela comparação entre a lapidação do diamante e a do homem, realmente é isso aí, o homem nasce em estado bruto e precisa ir se lapidando com o passar o tempo. Uns conseguem , outros não, depende da disposição de cada um em melhorar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ser humano é um processo complexo, a analogia é perfeita. Infelizmente, não são todos que atingem o estado final do burilamento. Formar, possuir títulos e um bom cargo não são garantia alguma de estar habilitado à complexidade humana. É apenas nas ações e atitudes na vida pautadas pelo respeito, ética e justiça para com o outro que pode-se afirmar com confiança que estamos diante de uma "pedra preciosa".

    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  8. Esse texto me fez lembrar da alquimia. O alquimista tentava extrair o ouro, a pedra philosofal e o homunculos dos seus experimentos, mas tudo isso era simbolicamente um processo de transformação que estava acontecendo dentro do homem. Como você disse, a lapidação começa antes naquele que faz e depois no objeto lapidado. Não seria assim também com os artistas e os escritores? rsrs

    Parabéns pelo texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da maneira como enxergas o ser humano. Estou de acordo. Somos, cada um de nós, jóias raras, que demandam respeito, delicadeza, trato adequado sempre.

    Lembra-me um provérbio israelense (e Israel é uma das potências mundiais da lapidação de diamantes, tem até Bolsa de Valores de diamantes) "Um diamante não fica perfeito sem ser lapidado, um homem não fica perfeito sem ser friccionado".

    É mais ou menos o que tu dizes aqui no teu texto, que a vida nos aprimora, que a arte opera sobre nós.

    Abraços, amiga, e boa semana, meu diamante. Adorei te conhecer um pouco melhor, e li muitos de teus textos nesta madrugada... um prazer, sem dúvida.

    Au revoir.

    ResponderExcluir
  10. Olá, amigos leitores,
    Grande prazer receber a visita e comentários de vocês. Que sejamos seres humanos constantemente em processo de lapidação.
    Voltem sempre por aqui.
    Grande abraço e uma linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Belo texto,,,que então nos permitamos ser lapidados,,,,beijos querida e uma semana linda pra ti.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Lindo post
    Algumas pessoas precisam ser lapidadas, mas tem muito diamante por ai sim
    Vim conhecer o seu blog e adorei tudo
    e eu já estou por aqui te seguindo
    Q vc tenha uma linda Quarta
    Voltarei sempre
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  13. Caríssima, Lucimara Souza

    Parabéns peolo seu texto.
    Na qualidade de Pedreiro Livre e Eterno Aprendiz, gostaria de registrar meu contetamento pelo seu texto.

    Peço permissão para publicar em nosso blog: www.lojavigilancia.com

    Sds,

    José Fernando Quintans
    Responda para: fernando@lojavigilancia.com

    ResponderExcluir
  14. Meus amigos, muito obrigada por estarem por aqui, ainda que eu não esteja atualizando. É por motivos muito importantes. Vou adiantar pra vcs em um mini-post (risos)... Bjs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Se permite-me usarei no meu Portal (www.portalpgm.blogpost.com)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Se permite-me usarei no meu Portal (www.portalpgm.blogpost.com)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. oi Lucimara Também gostei muito do seu texto , se também me permite usarei no meu Blog que é direcionado a casais . (restaurandovidas08.webnode.com ).
    um grande beijo!

    ResponderExcluir
  18. Esteja à vontade, Naise!
    Um abraço e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  19. LUCIANA, PARABÉNS PELO INSPIRADO E MARAVILHOSO TEXTO. EU TAMBÉM COMUNGO ESTE SENTIMENTO DE JOIA RARA QUE SOMOS. RABISCO MENSAGENS E POESIAS, MAS GOSTARIA DE UM ESCREVER COM DESENVOLTURA SEMELHANTE À SUA. PEÇO O OBSÉQUIO DE FAZER UMA VISITA NO MEU BLOG, ESTOU ANSIOSO POR UM COMENTÁRIO SEU, SEI QUE SERÁ MUITA VALIA PRA EU UM CAMINHO QUE MAIS ME REALIZE COMO APRENDIZ DE POETA, QUEM SABE. FORTE ABRAÇO E ESTOU NA EXPECTATIVA. MEU BLOG É, ATRAVÉS DO GOOGLE, O SEGUINTE: leviteratura.blogspot.com - Poesias e Afins

    ResponderExcluir
  20. LUCIANA, MEU E-MAIL É levi.santos15@yahoo.com.br - CASO QUEIRA ENVIAR-ME ALGUMA MENSAGEM, UTILISE-O POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  21. Considero a autora do texto um DIAMANTE LAPIDADO.

    ResponderExcluir
  22. Considero a autora do texto, um DIAMANTE LAPIDADO.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Senhorita Lucimara Souza perfeita suas palavras se todos os seres humano tivessem a noção do quanto temos que ser lapidados não teríamos tanto sofrimento em nossa caminha

    ResponderExcluir
  24. Todosssss nós somos pedra sendo lapidados em nossos dia dia . Para chegarmos a estatura varão perfeito.

    ResponderExcluir
  25. lindo texto
    amei a profundidade das palavras
    vc tem um dom natural
    soy eternamente gracioso por tu palabras que me mostraram o melhor de mim muchas gracias

    salude from argentina

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!