sexta-feira, 7 de agosto de 2009

E o assunto para o primeiro post?

Existem tantos temas interessantes para se colocar em um blog, não é mesmo?!
Penso que eu poderia enriquecê-lo escrevendo sobre atualidades, cultura, educação, política, economia, dar dicas de saúde, dentre tantos outros assuntos. Contudo, hoje, como é o post n.º 1, infinitas ideias passaram pela minha cabeça, o que me deixou um tanto quanto perdida, sem saber o que escrever - além de não saber muito bem administrar o primeiro blog.
Penso que um bom tema a ser explorado, em tempos de crise, seria... Espere aí! Crise?! Comum a palavra, não?!
Está aí! Deixe-me abrir um parênteses aqui, então, e falar um pouquinho sobre essa tal CRISE...
(Prefiro falar, até mesmo de forma redundante, da crise interior por que passa a maioria dos seres humanos.
Por dia, são inúmeras mensagens, significativas por sinal, recebidas através de e-mail, sites de relacionamentos e afins. Mas onde está a coragem de falar, cara a cara, a um amigo que o ama? Onde está a fé transmitida de corrente em corrente via internet? Onde está a paz entre os homens, tanto propagada nos meios de comunicação? Tudo é muito lindo quando teoricamente pronunciado.
O novo dia, que nasce belo e deveria ser vivido como se fosse o último, desmorona-se diante das pessoas que já não se encantam mais com a simplicidade das flores, a beleza do sol, o bom dia do idoso, o sorriso tímido de uma criança ou qualquer outra dádiva ofertada gratuitamente pelo Criador, pois o encanto está em vestir a melhor roupa ou o melhor sapato para estar bem aos olhos dos outros. A beleza reside na linda casa nova e decorada, financiada em 360 meses. A gratidão a Deus é somente pelo carro do ano e o brilho dos olhos só surge diante de uma frivolidade ou uma conquista material qualquer.
Onde está o real valor à vida?
Afirmar que as pessoas deveriam mudar é muito simples, eu sei. Eu também preciso mudar, no entanto a realidade está aí, muitas vezes até de forma sensacionalista, estampada em todos os veículos de comunicação. Vivo em uma sociedade capitalista, onde o princípio mais importante é, infelizmente, o lucro, o dinheiro. A concorrência, o consumismo, os novos mercados, necessidades e o poder aquisitivo, entre outros, são fatores que se relacionam e originam o grave conflito: apropriação da riqueza nas mãos de alguns versus a socialização da pobreza.
Mas e aí? Como relacionar esse conflito à crise interior a qual me refiro lá em cima?
Está evidente! As pessoas vivem em crise porque não tem os melhores bens materiais; estão condicionadas ao que veem na TV e às regras mal determinadas pela sociedade. Sonhos da casa da novela, do carro zero O km, do emprego e do salário tanto ambicionados, dos corpos dos “gostosos” do reality show, ou dos seios esculpidos a la cirurgia, parecem nunca se concretizarem. Daí surge a insatisfação, a tristeza, as angústias. Todos ficam tão focados no “eu preciso ter”, que se esquecem de algo importante: agradecer pela vida que lhe permitem acordar todos os dias para lutar, ou pelo menos tentar.
Então, será realmente que riqueza traz a felicidade? Analisando o mundinho que me cerca, para alguns, eu creio que sim, pelo menos parcialmente, pois demonstram uma vanglória exagerada, mesmo eu sentindo neles que a dor está disfarçada, a alegria simulada, o sorriso fingido ou a solidão triste acobertada.
Há poucos dias ganhei um livro de autoajuda. Desses que muitas vezes são, de forma desprezível, criticados. Em minha viagem para o trabalho, no ônibus, comecei a lê-lo. Chegou em um momento oportuno da minha vida. Não diria que estava em crise, mas estava com a alma adoecida. Adoecida por eu estar com pensamentos ruins, ansiosa, e muito desanimada com a atitude das pessoas que me cercam, além da minha sempre presente inconformidade pela incapacidade de mudar o mundo. Percebi que tudo o que estava ali escrito bastaria ser aplicado para que vivêssemos em uma sociedade melhor, mais pacífica. Paz que começaria no interior de cada um a partir da extinção de atitudes de mesquinhez, ingratidão. A cura da cegueira branca, tão bem expressa em Saramago como a cegueira social, seria, do mesmo modo, um caminho para a dissolução da subversão entre os homens; penso eu. Representaria a amortização de tanta ostentação, iniquidade e espantosa frieza, assim como e de forma consequente, a recuperação da ética social, da dignidade humana e da nossa moral.
Uma parte do que sinto, penso e reflito acaba de ser por mim expressa. Ainda acredito em um mundo melhor. Tenho esperanças que as pessoas sairão da “crise mundial interna” e aprenderão a aplicar o amor, o perdão, o respeito, a humildade e tantos outros valores ofuscados pela sociedade.)
A intenção hoje não era falar sobre esse assunto.
De qualquer forma, valeu o desabafo.
Até o próximo post.

9 comentários:

  1. Rogério Belmonte Dávila11 de agosto de 2009 às 12:42

    A autora deixa surgir inegavelmente sua grande satisfação na digna tarefa de comunicar-se usando a prática literária. Transparece sua alma repleta de alegria pelo tão aguardado momento da criação; letra após letra, sílaba após sílaba, palavras e frases vão dando forma à sua prole. É seu filho, seu fruto, seu trabalho, com todas as alegrias e desabafos possíveis naquele momento.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como já lhe disse antes: Está chique bem! Parece até colunista de jornal e revista importante!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ !SEMPRE BOM DESCOBRIRMOS OS NOSSOS TALENTOS!PARECE QUE VC SE ENCONTROU NA PROFISSÃO.PARABÉNS!SUCESSO!CONTINUE ESCREVENDO...CRIS

    ResponderExcluir
  4. Oi minha gatinha tímida! Seu blog está ótimo e suas frases tocam os corações dos mais insensíveis. Amor, parabéns e continue escrevendo dessa maneira tão delicada e inteligente.

    ResponderExcluir
  5. A apresentação da ótima e os textos muito bem escritos. Só posso agradecer pelo prazer que a leitura me deu.

    ResponderExcluir
  6. Alguns dons acompanham seus portadores de forma tão transparente que a gente nem se surpreende ao ver algo feito, e bem feito, por eles.É como nesta frase:"Há coisas que dizem, e outras que ninguém dirá, tenho uma coisa a dizer-te, mas não sei onde ela está..." Algumas pessoas precisam procurar, outras sabem exatamente onde encontrar, mas no fim, o importante mesmo, é ter dito, e pra ficar melhor, na hora certa.Vá em frente Lu, fale, procure o que dizer se for necessário, mas não deixe que a calem. bjo Marilia

    ResponderExcluir
  7. Lu que Deus possa cada dia iluminar o teu caminhar,atua vida ,continue sempre assim essa pessoa carismatica,meiga etc. Que seu blog pode servir de liçao pra muita gente;esta otimo continue sempre com essa inpiração esse talento maravilhoso que Deus te teu muito sucesso pra vc bjs de sua amiga Maria

    ResponderExcluir
  8. Po menina vc escreve bem demais, Precisa investir nesse lado seu. Me ajudou algumas palavras. até mais e estou esperando ó próximo texto, li todos. valeu!!!!

    ResponderExcluir
  9. muito interessante esse blog. Estou adicionando entre meus favoritos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!