sexta-feira, 21 de agosto de 2009

POLÍTICA E MENTIRA: UMA TERRÍVEL JUNÇÃO

Poderia afirmar que hoje, na situação de nosso país, daria para listar, sem muito trabalho, os políticos mais confiáveis. Quando refiro-me a políticos, falo dos partidários.
Os políticos a quem conheço de verdade - meus pais - são muito honestos, extremamente responsáveis e administram com muita maestria minha casa, nosso lar.
Pode parecer uma afirmação generalizante, mas vejo realmente que são poucos dos nossos governantes que ainda merecem respeito. Não faço menção somente aos de Brasília, não. Muitos deles de nossos estados e municípios não ficam muito atrás.
Nós, brasileiros, estamos envergonhados pelos assombrosos escândalos que envolvem, na atualidade, nossa querida nação.
E a incansável busca pelo culpado continua. Engraçado que este nunca é encontrado.
Estou certa de que não sou a única que questiona: por que e para quê tantas omissões e mentiras?
Mentira é uma palavrinha bem comum nesse meio, não é?!
Os pais ensinam desde cedo que mentir não é correto. Quando os filhos são ainda inocentes, até mesmo os intimidam dizendo que, se mentirem, o nariz pode crescer como o do Pinóquio. Outros ainda preferem se utilizar de uma vertente religiosa, tentando convencer os pequenos de que isso é pecado. Todavia, chega um momento em que os filhos deixam de ser inocentes e percebem que a mentira pode lhes trazer algum benefício. Desta forma, passam a colocá-la em prática. É! Começam a praticar a mentira, tornando-se mentirosos profissionais - nem sei se posso assim defini-los.
Falando especificamente de nossos políticos, percebemos que a maioria parece pouco preocupada com a perna curta da mentira, com sua nocividade ao próximo ou com a terrível ofensa diante de Deus. Enquanto a mentira lhes trouxer vantagens, mesmo que para isso tenham que prejudicar uma imensa massa, continuarão dando a ela um importante papel dentro do cenário político. É fato!
Mas será que não é possível desenvolver a arte política sem tantas inverdades? Será que é tão difícil dirigir, organizar e administrar a nação sem esse tanto de mentiras?
Defendo e deixo claro aqui que o que entristece os milhões de brasileiros são as ações dos (maus) políticos – os profissionais e partidários – que são confundidas com a política em si, que é a ciência, a arte de bem governar. Em outras palavras, reitero que não é a política que tem causado todo esse alarde por que o país passa, são as atitudes de seus indivíduos ativos, e par-ti-dá-rios acrescento, repetindo.
Não sei se estou sendo justa afirmando que mentem. De repente, a mentira é só um mecanismo de defesa para eles...
O que revolta é que tudo o que declaram não é nada esclarecedor.
Interessante notar também como são unidos, como se protegem.
Bom... Manter a união e os laços, ainda que imperfeitos, de amizade é garantia de se manterem vivos politicamente. Mentira? Claro que não!
A briga acontece só quando o interesse político desse ou daquele grupo é prejudicado. Aí sim o circo pega fogo... E olhe lá!!!
E quem briga a favor do povo?
O brasileiro assiste a tudo, a toda hora, em todos os meios de comunicação, sem saber o que pensar e sem ter força e/ou respaldo para se manifestar, podendo até parecer que atua de forma indiferente diante de tanta desordem causada pelos nossos governantes.
Os últimos, quando questionados sobre escândalos, para protegerem a própria pele não dão a cara a tapa, obviamente. Encaram a situação sem um pingo de humanidade e solidariedade para conosco. Agem e reagem de maneira política, com excelente técnica, inacreditável esperteza, esmera habilidade e inegável inteligência. Não são tolos como nós!
E mais uma vez na mídia:
Desvio de recursos públicos? Não! Eu posso explicar... Nepotismo? De maneira alguma. Estão sendo injustos comigo. Contas no exterior? Jamais! Improbidade administrativa? Tampouco! Sou homem honesto! (Quando não se defende dizendo ser homem de Deus...)
Mesmo com, praticamente, tudo evidente, eles negam, omitem, mentem e questionam: onde estão as provas?
Há quem afirme que mentiras fazem parte do histórico da política. É algo para se refletir.
Fazem tudo tão bem feito, que conseguem escapar ilesos. E mais: de cabeça erguida e consciência tranquila. O tempo passa, o povo esquece e tudo volta às mil maravilhas.
E nós?
Somos, simplesmente, obrigados a engolir seco. Nós os colocamos lá, embora sob a ilusória garantia de um país mais justo e igualitário.
Infelizmente está mais do que provado que simples cidadãos, como eu, não têm tantos instrumentos assim para combater tantas injustiças. Nossa única arma é o voto, e é através dele que podemos mudar, banindo tais seres da vida pública.
No entanto, pensando bem... E se o brasileiro fosse para as ruas com sua cara pintada novamente e fizesse o maior barulho? Será que conseguiria virar o jogo?
Somente um brasileiro engajado não resolve; a população toda, em uma só voz, deveria sair às ruas e lutar pelos seus ideais. Seria uma saída.
Pena que muitos ainda se acovardam com medo dos que têm poder. Lamentável!
E voltando a falar das inúmeras mentiras que contribuem para a terrível crise moral que faz parte de nossas vidas hoje, finalizo concluindo que, se não fosse tão fácil para eles o enriquecimento de forma ilícita, talvez a verdade passasse a ser praticada.
Mentir, omitir, falar a verdade...
Controvérsias como estas - digamos, da ética humana - podem ser explicadas por inúmeros estudiosos, no entanto, o que interessa aqui dizer é que determinadas atitudes estão dia após dia degradando, prostituindo nossa política e fazendo ainda os bons pagarem pelos maus políticos.
É triste...

3 comentários:

  1. Isso é verdade. Hoje os poítlicos estão nem aí com a população e nem com o que as pessoas estão pensando. O que eles querem é ganhar dinheio nas custas dos outros e peincipalmente das pessoas mais carentes!!
    Os jovens deveria lutar mais pelos seus direitos e deveres,e também colocar aqueles políticos corruptos embora da potítica!!!
    Mas gostei muito do seu texto!! será como se fosse um alerta pra a população !!1

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade o você escreveu e é impressionante como eles realmente parecem ser todos "farinhas do mesmo saco".
    Na ditadura o país estava mergulhado em corrupção veio a redemocratização com o governo Sarney e a corrupção continuou depois Collor, Itamar, FHC e Lula e mesmo com as ditas diferenças ideológicas entre esses governos e seus respectivos partidos todos, em maior ou menor grau, tiveram envolvidos em escandâlos de corrupção.
    Começo até pensar que no Brasil a corrupção deixou de ser imoral pois sempre conseguem justificá-la...
    E a ética que todos os partidos proclamam?

    ResponderExcluir
  3. Realmente a política do Brasil está cada vez mais envolvida em um mar de lama. Mas realmente a corrupção no País está assustadora, e todo dia nos deparamos com mais casos envolvendo políticos e suas falcatruas.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!