sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Simples reflexões sobre FELICIDADE

:) :D :) :D :) :D

Nada de desabafo hoje!
O objetivo deste blog não pode ser somente a tentativa de sensibilização e/ou conscientização através de posts de desabafos ou críticas recorrentes da triste realidade em que vivemos.
Sexta-feira é dia de alegria. Dia de ficar, estar ou ser feliz!
Humm... Boa pedida, não?! FE-LI-CI-DA-DE!
Que tal, então, uma reflexão bem simples sobre essa gama de emoções?

Primeiro um breve estudo etimológico da palavra.
Em Latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - “fértil”, “frutuoso” (”que dá frutos”), “fecundo”. [...] Mais tarde, por extensão metafórica de sentido, já que o que é fértil é também propício, favorável, felix tornou-se sinônimo de “afortunado”, “alegre”, “satisfeito”. [...] (http://blog.insadi.org.br/2007/05/09/curiosidades-da-etimologia/)

Notem que tal análise é importante porque determina com precisão a origem da palavra, traz sua história e explica seu significado por meio dos elementos que a constituem - sua composição e sua evolução ao longo dos anos.

Bem...
Agora, algumas situações do nosso cotidiano que já trouxeram, trazem ou poderão trazer momentos felizes. Algumas hilárias; outras um tanto quanto insignificantes, aparentemente. Não para quem já viveu, no entanto.

Analisem:

Qual criança não se sentiu feliz quando parou de fazer xixi na cama?
Certamente a família toda compartilhou o momento.

Digam qual a mãe que não se alegrou ao ver, após sucessivas tentativas, que seu filho (a) deu o primeiro passo, ou bebeu leite no copo pela primeira vez? Ela ficou feliz sim! Da mesma forma o pai, que morreu de contentamento ao sentir que seu pequeno se tornou corinthiano como ele.

O professor que, quase perdendo as esperanças de alfabetizar aquela criaturinha, percebe que a criança escreveu e leu as primeiras sílabas...
A emoção é tão grande que as lágrimas de alegria são inevitáveis!

E o dia em que você recebeu o primeiro salário da vida? Até quando este não era "lá essas coisas", você não poupou sorrisos para manifestar sua jovialidade.

Primeiro dia de férias do primeiro emprego, então... Felicidade garantidíssima!

Mas o ápice das emoções surgiu mesmo quando você acordou todo feliz, se arrumou e se perfumou para ir ao trabalho, em seguida se deu conta de que era sábado ou domingo.
Nesse caso um bom médico seria o conveniente.

Ansioso (a) em perder peso, quem não ficou feliz ao detectar 100 gramas a menos na balança?
Pena que nessa situação pode ter existido um singular detalhe: os sapatos foram retirados ao subir na balança e os graminhas perdidos podem ter sido a falta deles. Bom... Não importa! Sentiu-se feliz?! Perfeito!

Comer sem culpa uma caixa inteira de chocolates, recusar verduras e frutas, ir ao médico, fazer um check-up e constatar-se saudável. Ah! Como é bom!

Achar dinheiro, que você havia esquecido, naquela calça que vai usar pela segunda vez – sem lavar –, não traz uma satisfação momentânea? Claro que traz! Muita gente já viveu isso.
Tal júbilo pode ser comparado àquele do dia em que uma notinha de 10 reais passou por um processo de lavagem – no bolso da calça que foi para a máquina de lavar – e depois disso ainda permaneceu intacta, após também tomar um banho de sol para secagem.

Chegar à escola sem ter feito aquele trabalho que decidiria a nota do bimestre e receber a notícia de que a professora faltou porque estava enferma... Quem não sorriu aliviado diante dessa situação? Não por conta do estado da professora, obviamente.

Acordar depois de ter sonhado que perdeu a hora, levantar esbaforido e checar que ainda está dentro do horário para ir trabalhar é algo que causa intensa alegria, não é? Ah, se é! O efeito é o mesmo quando você, ao perceber que está caindo, acorda assustado e nota que era só sonho.

E o dia em que aquele moço, que há anos você paquerava, olhou para você e sorriu pela primeira vez? Tem felicidade maior? Tem. A de receber um bilhetinho de correio elegante enviado por ele na festa junina de bairro.

A felicidade do dia em que você foi aprovado (a) no exame da Carteira de Habilitação é, igualmente, imensurável! O nervosismo e as sempre presentes perninhas bambas, que “afogaram” o carro até na prova final, que o digam!

Tomar chuva, banho de tinta e ainda pedir dinheiro no semáforo como bixo da universidade mais concorrida... Alegria maior pra quê?

Contar cada centavo do porta-níquel e perceber que o dinheiro dá para comprar pelo menos um salgadinho na cantina da escola; depois disso ainda poder oferecer uma mordidinha pra cada colega... Que contentamento, não?!

É, amigos e amigas!
Não importa como veem: felicidade ou momentos felizes...
A certeza é que felicidade plena realmente não existe ou não depende da realização de grandes sonhos. A plenitude deste estado pode e deve ser vivida dia a dia, minuto a minuto. A qualidade ou estado de feliz, a satisfação, o contentamento, a bem-aventurança, o regozijo, o júbilo, alegria intensa ou quaisquer outros vocábulos que denominem essa maravilhosa sensação, podem ser vivenciados por todos, no sentido mais genérico da palavra; independente da idade, sexo, raça, cor ou credo.
Basta que se faça uma escolha: ser ou não ser feliz!
Escolheu ser feliz? Esbanje ao máximo o mais precioso símbolo deste sentimento: o sorriso! Permita-se sempre afogar nas ondas da felicidade.
Optou por ser ou se julgar infeliz? Preste atenção nos pequenos momentos a sua volta.
Fique atento e... Tente ser otimista, pelo menos!

6 comentários:

  1. Para mim escrever é lavar a alma, é externar todo sentimento, e ficar mais leve...

    ResponderExcluir
  2. "A felicidade está nas pequenas coisas" e nós nem nos damos conta de que somos felizes, porque estamos sempre idealizando algo perfeito. Adorei seu texto, ele mostra a felicidade em sua forma mais simples e verdadeira. Amiga, continue escrevendo você tem tudo para se tornar cada vez melhor.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Mas a felicidade de uma pessoa não se compra dinheiro nenhum paga as emoções que as pessoas passam.
    Esse texto foi bem interessante e até dá para as pessoas refletirem sobre o assunto!!!
    Mas Lucimara adorei o texto e vc escreve muito bem!!
    Bjs
    Luana

    ResponderExcluir
  4. Amor a felicidade realmente é um sentimento bem complexo, mas fica fácil qdo estou ao seu lado...hum. Mesmo não tendo comentado no dia certo, sempre estou atento ao seu blog que é o mais perfeito do mundo.
    Te amo muitão!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Felicidade é, além de tantas e ótimas definições, um tema universal. Todos a desejam e cada um a busca por um caminho próprio. O verdadeiro encontro com a felicidade só se dá após muitas sessões de autoconhecimento.É quando sabemos quem somos (ou nos aproximamos disso) e podemos escolher e julgar o que nos torna mais ou menos realizados nesta vida.

    Lu
    Estou muito feliz ao ler seus textos e perceber tamanha grandiosidade em suas palavras. Sucesso e meus parabéns!
    Gu

    ResponderExcluir
  6. achei lindo o que escreveu sobre a felicidade

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!