sexta-feira, 23 de outubro de 2009

COISA DIZ TANTA COISA!

Tenho orgulho de ser brasileira e de falar a língua portuguesa.
Usar corretamente conjugações verbais, concordâncias e regências é presentear os ouvidos de qualquer receptor de nossas mensagens, assim como escrever respeitando normas gramaticais é um privilégio para quem o faz e, óbvio, para o leitor.
Ainda que não valorizado como merece, nosso português não deixa de ser fantástico. Mas para não ser superficial, quero limitar o texto escrevendo alguma coisinha sobre duas sílabas oferecidas pela língua portuguesa, por meio das quais tentamos traduzir o que gostaríamos de falar ou escrever na ocasião em que nos falta a palavra certa para concluir uma ideia ou pensamento. Refiro-me à palavra COISA.
Se até a garota de Ipanema era a "COISA mais linda, mais cheia de graça", por que hoje, dia em que "COISAS esotéricas me passam na cabeça", eu não posso escrever sobre este verbete tão utilizado por muitos?
COISA esteve no cinema como título de filme e na literatura como romance. As COISAS estão nas músicas populares, sucessos do passado e do presente. Igrejas ressaltam que devemos amar a Deus sobre todas as COISAS e pregam os males que o COISA-ruim pode trazer à nossa vida. O COISA-do-outro-mundo constantemente faz absurdos e o COISA-à-toa não ajuda em COISA nenhuma.
Há quem tenha feito uma declaração de amor, recitando "você foi a melhor COISA que aconteceu na minha vida!", COISA meiga, não? E tem ainda aquele que só vive de COISA errada. COISA feia!
É... A COISA está preta, principalmente na política nacional.
Dizer COISA é genérico demais, convenhamos. Contudo, quem nunca COISOU alguma COISA um dia? Ou por falha da memória de alguém, foi chamado de COISINHA ou COISINHO?
Tem até o COISINHA de Jesus, uma versão COISIFICADA do grande coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus.
COISA ganha novos significados de região para região. Fazer COISA pode se referir a um ato sexual, por exemplo, da mesma forma que, simplesmente, a COISA, de maneira bem tautológica, denomina alguma COISA, algum ser real, aparente ou inanimado, um mistério, um assunto ou uma COISA qualquer, dependendo do contexto em que se está. COISA curiosa, mas real.
COISA também exprime estado emocional e sensações. Que COISA!
Sempre arranjam um lugarzinho pra colocar a COISA. Daí derivam verbo, adjetivo, advérbio e até mesmo outros substantivos.
Li várias COISAS sobre COISA antes de escrever essa COISA que você lê agora. Uma COISINHA aqui, outra COISINHA ali. Um montão de COISAS que acabou dando na mesma COISA.
Gramaticalmente o substantivo COISA é feminino, todavia, conseguimos flexioná-lo em gênero - quando temos o COISA ou a COISA, até o COISO -, em número - quando as COISAS são muitas - , ou em grau, quando pretendemos dizer que COISÍSSIMA nenhuma se compara a essas COISINHAS da língua portuguesa.
Coisamente... Tem tanta COISA! É uma COISARADA só, entretanto, temos que pensar que uma COISA é uma COISA e outra COISA é outra COISA.
Que COISA louca! O texto já está longo e eu não escrevi nem metade das COISAS possíveis de serem ditas por meio da palavra COISA.
Concordemos que é por estas COISAS e por outras COISITAS mais que nossa língua é tão rica. Português é outra COISA, não é mesmo?
Tem muitas COISAS bacanas, no entanto acho que você já se cansou de ler sobre a mesma COISA. Afinal, tem COISA que cansa mesmo.
Paro por aqui. Tenho ainda muita COISA para fazer e pensar. Só espero que tenham captado o espírito da COISA.
Semana que vem estou de volta com um outro texto, ou, outra COISA, como preferirem. Escrever é uma COISA que me dá prazer.
Desculpem alguma COISA...
Mas...
Eu ficaria tão feliz se vocês comentassem alguma COISINHA sobre essas COISAS que acabo de lhes oferecer!

16 comentários:

  1. Lucimara parabens pela escolha do tema,voce foi feliz na explicacao,nao basta escolher o assunto,voce soube repassar,QUE COISA NÉ, como esta palavra é tao importante na nossa vida,Parabens Bom Final de Semana. Carlos Eduaro

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu. Parabéns por tantas coisas boas que vc nos proporciona. Estou aqui pensando algumas coisas. Afinal saudades de tantas coisas boas que sua amizade nos traz.

    Beijos Deborah

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mesmo! Acho que nunca paramos pra pensar como essa palavrinha está sempre presente e serve para tudo! É.. tem coisas que simplismente não dá para explicar! E olha a coisa ai gente!!!
    Tema muito bem pensado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meus amigos leitores. Preciso de vocês para continuar a escrever essas COISAS.
    Abraços...
    Ah, tem mais uma COISA:
    Ajudem na divulgação para levarmos o hábito da leitura cada vez mais adiante.

    ResponderExcluir
  5. Que coisa, você esqueceu do COISA do Quarteto Fantástico, rsrsrs. Brincadeira Lu! Cada dia que passa, que leio o que escreve, tenho absoluta certeza e admiração pela facilidade e objetividade que seus temas são apresentados.
    Aguardo seu Livro!

    ResponderExcluir
  6. Fico triste quando algumas pessoas usam o termo " a coisa está preta " como termo de se expressar algo ruim. Esta frase também está ligada ao preconceito.
    Fico completamente alegre, quando sinto a sensibilidade de uma escritora da nova geração, com tanta qualidade na expressão e no vocabulário. E digo com muito orgulho: "que coisa mais linda é este jeito deste ser iluminado, minha prima e amiga Lucimara" Deus continue te inspirando. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Você anda coisado bem esse blog (rsss) devem ter várias coisas que fazem com você coise bem coisado.
    Qualquer coisa, comente minhas coisas também.
    Parabéns pelos seus escritos.
    Um abraço.
    Alexandre de Freitas

    ResponderExcluir
  8. Amor, vc tem escrito coisas lindas e vc é a "coisa" mais linda de minha vida. Tava coisando aqui e resolvi dá uma passada e ler o seu magnífico texto...adoro lê-los. Agora aperta essa buchechinha mais linda do mundo pra mim. Bjos e muitas coisas mais...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada mais uma vez, meu jornalista predileto!
    Sua opinião é sempre muito importante para mim, tendo em vista o estímulo que isso representa para que eu permaneça escrevendo. Continue lendo, comentando, discutindo, criticando...
    Isso também vale para todos os outros leitores.
    Abraço bem forte para você e muitos sorrisos.

    ResponderExcluir
  10. O texto ficou ótimo. Bem divertido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!!
    Em primeiro lugar, concordo com todas essas coisas...
    Em segundo, faz tanto assim que não entro no blog? Se não me engano, ele antes era azul, rs.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é uma coisa linda... Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Esse texto é uma coisa linda... Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Lu, pelo texto delicioso e por valorizar nossa língua perfeita! Acho que Deus estava empolgadíssimo quando criou entre outras a língua portuguesa. (Gênesis cap. 11, vs. 5-8)

    ResponderExcluir
  15. Olá Lu, li seu texto para meu marido, adoramos e achamos ele ser uma "coisa do outro mundo"! Rs

    ResponderExcluir
  16. Seu texto é a COISA mais divertida que li nos últimos dias! Tornou meu material de estudos uma COISA bem mais agradável. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!