sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

OS TRÊS BÊS

Minha crise ainda não foi permanentemente embora, mas tenho fé.
Minha inconformidade diante de algumas situações do cotidiano é recorrente. E hoje tirei minha sexta especialmente para falar sobre um assunto que revolta muita gente.
O tópico é o tal famoso espaço físico, copiado pelo Brasil há uma década, projetado especialmente para abrigar temporariamente homens e mulheres que deixam de "ser" para "aparecer".
Para fazer parte deste espaço, basta ser Bonito, Burro e Brasileiro, claro. Ressaltando que na categoria Bonito, entram os Bombados e as Boazudas.
Vinte e quatro horas sendo filmados, inclusive em suas intimidades, e sendo obrigados a despirem sua alma para se exibirem em rede de televisão.
O horário é nobre e antes de dormir, por pior que seja aquele conjunto de representações, muita gente dá aquela espiada e pelo menos o nome de um concorrente sabe. Ah, sabe! Além do mais, é inevitável não assistir àquilo de alguma forma; jornais, revistas e páginas de internet estampam o tema em suas manchetes, e o povo não tem como escapar, ainda que não se envolva.
Ali, são homens e mulheres de culturas e personalidades diferentes. Tentam, a todo custo faturar uma bolada milionária e com isso atingirem a fama. Em sua maioria, sempre com a exibição do corpo, não da inteligência.
À frente, conduzindo-os, está um grande articulador, que ri do papel a que muitos ali se prestam. Chega dar pena... [risos]
Os que dão "sorte" de entrar lá precisam ganhar a simpatia do telespectador, que é quem os julga e os expulsa com dia e hora marcados. Se quiser sobreviver, não pode ser muito sensato – esse é famoso "não fede, nem cheira" - nem muito antipático ou dissimulado. O povo pega birra e elimina mesmo.
No final, o grande contemplado, ainda que sob uma sutil manipulação da mantenedora do espaço, é aquele que mais agradou. Ora o bonzinho, ora o briguento, ou o mais legalzinho ou o que mais se exibe...
Jogo de estratégias? Até hoje não sei, acho que não. Muitos ali não têm esta arte de dirigir situações tão complexas.
Ultimamente, tenho terminado minhas úteis tarefas diárias, e sentado no sofá para observar certos comportamentos. Não sou obcecada por aquilo, tampouco conivente com tais condutas, no entanto, não sou hipócrita para dizer que nunca assisto. Tem vez que minha cabeça não se concentra nem em escrita, nem em leitura. Aí ofereço minha atenção para ficar analisando a maneira como os "irmãos" se expressam; mania mesmo. Permaneço ali, também, imaginando como deve ser depois que saem dali, e assistem aos vídeos da época em que estavam enclausurados por livre e espontânea vontade (de ganhar um prêmio). Como deve ser decepcionante assistir àquele que se julgava amigo, falando mal pelas costas em outra câmera!
Ninguém é amigo de ninguém naquele lugar. Todos são concorrentes, possuem um e exclusivo objetivo: ganharem sozinhos o prêmio maior. Aquela choradeira quando um ou outro sai depois do júri popular... Quantas lágrimas revestidas de falsidade!
Os casaizinhos formados unicamente para se fortalecerem no jogo são igualmente ridículos. Que amor o quê?! Para se viver um amor, é preciso um envolvimento, uma convivência, uma razão, não uma ou duas semanas de "confinamento" ou "afinidade", como dizem.
O programa é sim de baixo nível, em que culturalmente não se ganha absolutamente nada. Mas o problema é da emissora? Claro que não! O problema é o povo que assiste.
Tive o cuidado de procurar esses fóruns em que pessoas opinam sobre assuntos variados. Li vários deles sobre os tais realities. São críticas e mais críticas, no entanto, percebam a incongruência: se tem tanta gente que critica, por que é que a audiência não cai, mesmo com dez anos de existência?
Cabe a cada um julgar o que considera bom ou não, ou ainda escolher absorver aquilo ou não.
Quem está lá, quer ganhar o prêmio, além de virar artista, capa de revista, e ter a chance que, quase certamente, não teria com a profissão.
A emissora fatura milhões e milhões com as ligações que as pessoas fazem principalmente em dia de eliminação. Por que teria interesse em deixar de produzir o programa? Só porque a minoria critica? De maneira alguma...
Infelizmente vivemos em uma sociedade capitalista, em que a meta é o lucro sempre crescente.
A maioria ganha alguma coisa? Não! Apenas se diverte com as Besteiras, os Barracos e as Bundas de lá.
Reflitamos a respeito.

6 comentários:

  1. Eu tenho fome de vida.
    Anseio algo maior
    do que essa história doída dos homens

    ResponderExcluir
  2. "Os que dão "sorte" de entrar lá precisam ganhar a simpatia do telespectador, que é quem os julga e os expulsa com dia e hora marcados."

    Deve ser por isso q o programa faz sucesso... quem vota deve sentir uma sensação de poder por estar eliminando uma pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Pior é que eu gosto..e assisto rs
    Otima semana
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto nem desgosto. Aqui em casa minha mãe é fanática, e fica assistindo naquele canal direto - simplesmente O DIA INTEIRO, quando não está trabalhando. Inevitavelmente, acabo pegando alguns lances, mas supunho - ou melhor, tenho certeza - que o programa é manipulado no sentido de conduzir o comportamento dos "brothers" e, com isso, aumentar a audiência. Não sei se os confinados sabem disso, mas quem assiste pode perceber claramente que a emissora interfere nos acontecimentos internos, nas emoções e, sobretudo, nas disputas entre os confinados. Fora isso, o programa é baixo e medíocre sim! Acho que os videoclips de Lady Gaga trazem mais reflexão do que o BBB - e olhe que os clips dessa criatura são uma maluquice só.

    Enfim, esse programa é um espelho direto do público, isto é, da sociedade para qual é veiculada. Por que criticar a primeira se é a segunda que lhe dá origem? É a sociedade do consumo, do imediatismo, do espetáculo que deve ser criticada. É nessa sociedade em que vivemos, infelizmente. Não vejo nada no programa que não exista na realidade. Aliás, estamos cercados de "brothers" bonitinhos e boazudas, vazios, supérfluos e estúpidos. Só que, feliz ou infelizmente, não podemos nos eliminar com voto rss Nem os que sabem demais, nem os que sabem de menos. A vida em sociedade exige mais criatividade do que isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Cara amiga.

    Estes programas refletem o atual estágio em que vivemos.
    Juntem-se a ele músicas sem sentido, livros vazios, programas que atingem picos de audiência, quando satirizam velhos, gordos, etc.
    Que a indignação nunca seja maior do que a nossa ternura.

    Lindo final de semana para ti.

    ResponderExcluir
  6. É meus amigos, conforme eu disse no texto: "Cabe a cada um julgar o que considera bom ou não, ou ainda escolher absorver aquilo ou não."
    Que nunca sejamos influenciados negativamente por qualquer programação que a TV nos oferece.
    Abraços e obrigada pela participação!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!