sexta-feira, 20 de agosto de 2010

EU JURO: É VERDADE!


Estive olhando alguns perfis em uma dessas redes de relacionamento e percebi que há um defeito nas pessoas abominado por muitos: a mentira.
Não cabe a esta que vos escreve, no entanto, tentar explicá-la. A sociedade, a igreja, a psicologia, psiquiatria ou filosofia que se incumbam desta tarefa.
Existe o mentiroso safado. Esse aí tropeça nas próprias pernas curtas e cai quando menos espera.
Mentiroso "bom" mesmo é aquele divertido. Ah, esse sim rende história.
É atrevido demais. Seus contos são cada vez mais cheios de recursos, de drama, de inovações. A criatividade é dessemelhante e sua fama se intensifica à medida em que vai se aperfeiçoando; o processo é de sucessivo treino. Ele age sem maldade e busca apenas por companhias que possam simplesmente ouvi-los ou conhecer seus personagens. É questão de necessidade, satisfação do ego ou costume. Só quer status e ficar por baixo não é seu propósito.
Os causos narrados e incrementados pelos pormenores mais extraordinários configurariam fantásticos livros ou até telenovelas de qualidade. Talento sobra.
Quando me deparo com um desses, fico ali, atenta, estudando cada ação, cada palavra, cada gesto, cada emoção vivida no momento do historiar.
Se você fala que conheceu um famoso ator de hollywood, o mentiroso ostenta o almoço com o cara - quando não fala também do jantar. Daí desencadeia como foi o bate-papo e a descoberta do parentesco no final da conversa.
Se em sua última viagem aérea você sofreu com uma turbulência, ele jura que quando viajou para o exterior, o avião caiu e ele foi o único sobrevivente. Graças a Deus - completa.
Por tudo o que você passou, ele passou, mas com dois ou três graus a mais de intensidade. Você foi mordido por cachorro, ele por cavalo. Até hoje, você namorou cinco pessoas na vida, ele seis - ao mesmo tempo; e por aí se perde num deleitoso mundo imaginário, sem aumentar ou inventar um ponto no conto.
Ainda assim, o mentiroso divertido se difere positivamente do maldoso, pois ele te olha nos olhos, parece continuamente seguro e nem fica vermelho. Sorridente, bem humorado e bem relaxado, aquela mentirazinha vem logo pela manhã da segunda-feira ao chegar para o labor:
- Bom dia! Nossa... Ô final de semana difícil!!! Fiz o parto da vaca da fazenda do meu pai. Você acredita que nasceram quadrigêmeos?
Você entra na onda, acha graça e o estimula querendo colher os detalhes - mesmo sabendo que o fulano já havia falado em outra ocasião da trágica morte do pai. Vai dando corda, ele agarra e vai puxando, puxando... Uma maravilha de narrativa! A fazenda? Você nunca saberá aonde fica e os ilusórios bezerrinhos nunca terá a honra de conhecer.
A gente acaba não tendo coragem de tentar provar o contrário para não criar inimizade. Gostando de ser ouvido, ele segue treinando e melhorando dia após dia. As conversas são descontraídas e o riso procede da espantosa capacidade de esforço mental e extrema desenvoltura e convicção na arte de contar.
É... Mentirosos também são artistas. Pode acreditar!
Eles divertem bastante e, sobre suas estórias, todos acumulam histórias reais.

18 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito bom. Ia lendo e lembrando de um amigo (do peito) que é assim mesmo, ele não consegue deixar por menos em nenhuma situação. Aprendi a convier com ele, e hoje dou boas risadas de seus casos mirabolantes.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Acho que a mentira já faz parte da rede,
    é uma forma "inofensiva" de voce ser o que não é,
    estranho apenas quando encontro a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Lucimara,muito legal seu texto!Divertido e verdadeiro!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir .
    Excelente artigo.

    Beijos meus.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Seus textos são muito agradáveis de ler. Parabéns, querida! Bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto.

    Eu não tolero mentiras, e saber que convivo com uma pessoa assim, não é fácil.

    Bom fim de semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei teu texto,bem divertido!um beijo,lindo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  8. Lucimara!

    Agradeço a chamada, pois não perdi um texto tão comum e rico ao mesmo tempo. Acho que todos nós conhecemos esse mentiroso. Existe em cada roda, em cada papo de esquina. Mas não fazem mal a ninguém. A minha dúvida é se eles não acabam acreditando na própria mentira.

    Excelente!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  9. Lindo! Divertido! Sensacional!!!
    Não resisti ao seu mail e vim conferir...
    Valeu a pena Lu.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Luci, ....Nietzche foi bastante feliz no dia que fez a citação:
    " A mentira exige muita invenção, dissimulação e também memória "!

    Coisa que todos mentirosos não se dão conta....!!

    Sude de vc lá em minhas atmosferas!!!

    Bom dim de semana e um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Acertou em cheio. E a imagem escolhida ficou ótima; êta gato mentiroso (rs)

    Bjo, R.

    ResponderExcluir
  12. Mentiras e verdades existem em toda parte na vida,,,,beijos de bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Um sabado cheio de carinho e paz pra ti querida,,,muitos beijos no coração

    ResponderExcluir
  14. Bacana este ponto de vista e esta reflexão sobre o mentiroso folclórico, aquele quase sem maldade. E quem não tem um destes na família ou no círculo de amizades? Ótimo texto, Lu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Bem, gostei muito do seu texto. É verdade, mas vou discordar um pouco, ou melhor, discordar não é a palavra, talvez fazer um adendo. Tem gente assim mesmo, tudo que a gente fala ele já viveu o dobro. Sobre os textos do blog, aí vem o adendo, são literários e a arte não permite limites de expressão. Eu vivo contando casos de infância e juventude, todos reais, mas o poeta se permite florear, adornar seu texto, senão fica um texto enfadonho e não prende a atenção do leitor. Sabemos que as pessoas têm preguiça de ler, etão tem que ser um texto leve, curioso para elas irem até o final. ora, ora, não foi Quintana ou Fernando Pessoa quem disse que o poeta é um fingidor? Eu nem concordo com o autor, respeitando-o como grande mestre que é. Para mim o poeta não é um fingidor, ninguém é mais autêntico que o poeta, ele apenas transmite as coisas num outro grau de entendimento, numa outra dimensão. Mas vira e mexe vejo esse texto na tv e principalmente nos blogs. Voltando à sua ideia inicial, concordo, o que tem de gente mentindo nos blogs não é brincadeira. Beijão. Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Essas "mentiras" de que falou são toleráveis...

    Beijo,
    Doce de Lira

    ResponderExcluir
  17. Ola Luciana:)eu tb concordo com suas palavras...A Mentira estraga muito uma relação seja de amor ou amizade,há mta gente k utiliza a net pa dizer aquilo que não é na realidade e atrás disso vem mais mentiras que sem querer a gente acaba por se apreceber de quem finalmente a gente lida com pessoas falsas...bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!