sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ANTES CEDO DO QUE NUNCA

Sim! Intolerante é meu maior atributo quando se trata de horário ou, melhor dizendo, da falta de pontualidade.
Sistemática? Talvez.
Se o objetivo é não chegar no horário, então não marque hora, tampouco minutos.
Relógios e tempos marcados só estressam os pontuais.
Há quem diga que atrasar é chique. É... De repente falta de respeito mudou de nome e a intolerante que vos escreve é apenas a nervosinha da vez.
Esperar não me apetece!
Atraso sem prévia justificativa é elemento ornamental para uma briga bem expressiva.
Eu tenho um tal objetozinho chamado relógio e faço bom uso desde que aprendi a interpretar o rodopio dos ponteiros. Admito que não sei me nortear muito bem pela sombra projetada pelo sol.
Confesso também que já me atrasei, e, mesmo justificando previamente, a vergonha ainda fez questão de estampar minha cara.
Saber esperar é ter sabedoria. Sim! É ser sábio quando se trata de ter esperança de que dias melhores virão, de que a chuva vai passar pra você sair com seu amor, de que alguém ficará curado de uma doença... Neste caso, é fato. Saber esperar é virtude, é ser inteligente.
Agora... O saber esperar denotando o aguardar pacientemente, contando os minutos... Ah! Essa é a arte do tolo, do passivo de suportar falta de atenção, comprometimento.
A modernidade não trouxe os mais eficacíssimos meios de comunicação? Então... Tirar proveito disso por uma questão tão simples pode mostrar delicadeza, não acha? Uma transmissão de mensagem com poucos caracteres como "vou atrasar por dez minutos", ou até se o atraso for de uma hora, um dia, um mês, evitaria grandes constrangimentos.
Atraso, definitivamente, não é bom. E isso vai de pagamento à menstruação. Claro que, em relação ao último, depende das circunstâncias.
Se a falta de pontualidade é um problema cultural ou não, eu não me arrisco a discutir. O que sei é que o ser atrasado tem sua imagem afetada. Ele pode até não saber, todavia, um dia pagará muito caro por isso. Ah, vai.
Esperar é perder tempo. E, enquanto tiver gente tolerante ao atraso dos outros, a situação perdurará.
Se você não tem compromisso e respeito para comigo, nunca terá também o que espera de mim.
Se pra você está bom assim, pra mim pode ficar melhor. Eu não desprezo a pontualidade considerada por mim um valor moral. Ser sectária do intolerantismo é uma qualidade minha.

- Nossa! Você pegou trânsito? Problema seu! Saísse antes de casa.

- Puxa! Quinze minutos só você atrasou? Que pena! Tive sono, resolvi colocar o pijama e ir dormir. Amanhã a gente sai, amor.

- Ah, você encontrou o amigo que não via há tempos? Que bom, hein! Agora vai lá e fala pra ele te dar o emprego.

É por aí que funciona.
Espero você aqui, na próxima sexta-feira, neste mesmo horário.
Combinado?

Não atrase, por favor. "Antes tarde do que nunca" pra mim não cola.

3 comentários:

  1. Li de rápida maneira.
    Claro, um texto bem escrito; nessas condições, impossível não se assimilar a ideia, a opinião; aliás, muito bem colocada.
    Lendo-a, reforço minha posição quanto ao atraso: indelicado, reflete falta de organização, e em alguns casos demonstra uma tremenda falta de organização e interesse.

    Quanto ao seu sistema de postar todas as sextas, é legal; possibilita nos agendarmos. Acho que abraçarei a ideia!
    Então fica marcado: estarei aqui na próxima sexta. Caso não nos encontremos, tudo bem, sou light pra essas coisas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Sylvio! (Chique seu nome... rs)
    Pode voltar! Sexta estarei aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou muito pontual e gosto que as pessoas também sejam... Sofro um pouco com isso.
    Muito boa a crônica.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!