sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CANSEI DE INUTILIDADE PÚBLICA

Quando a temporada revolta chega é hora de exacerbar todo qualquer tipo de emoção contida. Nada melhor do que escrever e dividir com aqueles que compartilham dos mesmos pensamentos, mas que, por um motivo ou outro, não torna pública essa inquietude.
Por sorte, esta maravilhosa rede mundial de computadores interconectados e esse espaço que eventualmente você visita permitem que eu faça isso mais uma vez. E é assim que lanço aqui mais uma manifestação de meu revoltoso estado.
Há tempos não abro todos os meus e-mails. Indignei-me.
Gente, não dá!
De vinte e-mails recebidos por dia, salvo uns dois – quase sempre uma resposta do que eu já aguardava há uma semana.
Limpo a caixa de entrada uma vez por mês. Sabem como? Seleciono as mensagens não lidas por remetente. Depois leio os assuntos. Às vezes, de uma página seleciono umas três, que leio naquele tempinho livre. O resto? Lixeira.
Passei a proceder de tal forma porque tem gente que não se toca. Não sei onde arruma tanta porcaria pra disseminar. Que loucura é essa?
Ou fui eu quem enlouqueci?
Acho que eu envelheci, isso sim.
Bom, mas eu posso me defender.
Meu gosto pelo sexo oposto está mais do que definido. Eu não preciso que homens bombados cheguem nus de Power Point até a minha caixa de entrada para despertar em mim algum desejo.
Sinceramente não careço que Deus chegue até mim por meio eletrônico dez vezes por dia. Prefiro enxergá-lo e senti-lo nas pessoas, em seus atos, em suas palavras, em seu modo de ser. Penso que seja mais sensato. Certo dia recebi mensagem sobre Deus vinda de um ser que se diz ateu. Aí pensei: será que ele mandou porque lá afirmava que quem não encaminhasse seria vítima de uma tragédia? Achei aquilo irrisório. Nem sei se a pessoa se lembra disso. Que egoísmo!
Mensagens edificantes e de autoajuda ajudam, mas quando em demasia torram o restinho de paciência que resta. Basta a pancada de propagandas de hipermercados, lojas virtuais e “você ganhou!”. Sou mais adepta às piadas do malicioso Joãozinho. São sempre atualizadas, curtas e me fazem rir. Elas vão de Joãozinho e Ulisses Guimarães a Joãozinho e Dilma Roussef. Critique quem quiser.
Aquelas musiquinhas de fundo das lições de vida - em visão puramente simplista - ou textos de “autoria desconhecida” me matam. Aos últimos são sempre atribuídos um nome famoso como Ghandi, Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Veríssimo, Arnaldo Jabor. É, no mínimo, de tirar meu humor – e olha que isso é difícil.
Ah, as correntes... Recuso-me a preencher tais reticências. No mesmo nível estão as escritas adornadas pelos erros de português. Nem termino de ler! Terrível mesmo é quando estes partem de profissionais da educação – sinto vergonha alheia. Às vezes, ainda, quando a essência da mensagem é boa, corrijo e direciono para um destinatário ou outro.
Os e-mails de utilidade pública até que são bons, isso quando o remetente tem o cuidado de apagar os remetentes anteriores. Caso contrário, só a lista de pessoas a quem já foi encaminhado se torna quatro vezes maior do que a própria mensagem. Um saco pra gente se encontrar.
Leitor, você pode pensar que sou uma infeliz quando escrevo desta forma ou está, neste momento, simplesmente se identificando. Arrisco a segunda opção.
Eu não vou dizer que nunca encaminhei porcarias. Já fiz isso – e faço de vez em quando -, mas seleciono as boas porcarias, digo, os bons textos, inteligentes, e escolho a dedo - ou a clique - os meus destinatários. Vez ou outra envio alguma piadinha tosca do tipo Joãozinho pelo mesmo motivo acima descrito. Não raro, peço que não passem adiante. É triste alastrar certas inutilidades públicas.
Triste também é saber que muitas pessoas preferem utilizar nosso tão benéfico e prático sistema global de redes interligadas de computadores para espalhar lixo e arrebanhar pessoas que aceitam fazer o mesmo enquanto poderiam promover cultura e educação.
Francamente... Eu cansei!

24 comentários:

  1. Tua indignação tem razão de ser. Há LIXO demais na internet. A maioria, a menosque seja de remetente bem conhecido, nem abro...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Cara Lucimara,
    achei seu texto de hoje (e desculpe a franqueza) uma perda de seu tempo e talento...
    Lixo não merece o "tempo de antena" que você lhe deu... Merece o que você faz com ele... Lixeira!
    Os produtores de lixo sempre vão achar que haverá quem veja posts absolutamente inúteis...
    abs

    ResponderExcluir
  3. Temos que aprender a jogar fora o lixo que impede de percebermos o que acontece e realmente importa"


    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Caro José,
    Não acho que eu tenha perdido meu tempo e talento ao dedicar uma criação para falar do "lixo" que chega a nós por meio eletrônico.
    Falar de situações boas ou ruins com arte, por meio da escrita, sempre terá seu valor. Ao menos para mim...
    Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir
  5. Na cultural chinesa tem alguns termos radicados na educação cultural deles que fazem parte de todo o ciclo de suas vidas. Esses termos SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU e SHITSUKE. Parecem nomes de personagens de mangá rs.. Mas significam as seguintes práticas e fases: Descarte,
    Organização, Limpeza, Higiene e Ordem mantida. Essa onda de e-mail que recebemos é nada mais que um reflexo de uma desorientação da maiorias das pessoas quanto à noção de organização. E o passa tempo delas é encaminhar esses e-mails às vezes sem nem ao menos conferir o conteúdo. Outros de fato, acreditam naquelas correntes... ou por outro lado é uma forma de sentir-se próximo dos outros dividindo "signos" que as emocionaram ou fizeram sentido para seu estado de espírito (humor, medo, etc)... E mesmo entendendo esse comportamento, eu simplesmente deleto todos. Não sinto curiosidade de conferir o conteúdo e nem compartilhá-lo. Minhas contas de e-mails são todas integradas e configuradas ao outlook que por sua vez não recebem e-mail encaminhados em massa. Essa filtragem é importante para evitar virus e receber apenas informações de agendas (trabalho para sites de noticias) e assim otimizando meu tempo. Beijo. Obrigado por compartilhar esse desabafo rs É o meu tbm rs

    ResponderExcluir
  6. Tentei sigar teu blog mas não consegui.. Mas siga o meu, pois não quero perdê-la de vista ok

    http://vocepontocruz.blogspot.com

    Obrigado pelo comentário lá

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucimara:
    A poluição anda solta mesmo por toda a parte. Na internet não é diferente. E quando as pessoas enviam uma mensagem que foi você própria que remeteu para a dita cuja?!!....hehehe....só rindo. Ultimamente, não tenho tido tempo de selecionar, de abrir ou de encaminhar mensagens. Gostei da sua sinceridade, do seu texto, do seu desabafo. Parabéns!! Uma boa noite, um bom final de semana Lucimara, beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse texto rs
    Acho que todo mundo ja mandou algumas porcarias de vez enquando rs (e sempre achamos que são boas...) rs
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Você está certa. A internet usada pra o bem é uma grande e bela ferramenta, mas usada para o mal ou banalidades,é uma perigosa ferramenta. beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que qq dia desses a internet (ou infernet, como dizia meu saudoso pai) explode de uma vez. Não vai ter mais espaço, ainda que virtual, pra tanta coisa trash. Assino embaixo, amiga Lu.

    ResponderExcluir
  11. Minha amiga, prefiro não comentar.
    Muito bem explicado.
    Concordo em número e gênero porque grau não precisa de concordância... Rsrsrsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Recebi hoje um e-mail de uma pessoa que diz não me conhecer, pedindo (mandando de fato) que eu parasse de lhe enviar e-mails! Creio que talvez eu me encaixe nessa maioria que a amiga cita, mas não por dissiminar correntes, e sim pelo fato de conhecer muita gente e receber consequentemente muita coisa e gostar de compartilhar, sejam anedotas ou mensagens que de fato me tocam...

    Se eu pertencer a esse grupo que literalmente congestiona sua caixa de entrada, fique tranquila para me comunicar sem receio de me ofender de forma alguma, afinal o que mais faço é respeitar as opiniões alheias!

    Grande abraço renovado!

    ResponderExcluir
  13. Eu apago tudo que me seja reenviado.
    Mas não apaguei o seu...
    Circula tanto lixo que presumo que as pessoas reencaminham sem abrir.
    Boa semana, querida amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Querida Lucimara, tens toda razão!
    Por vez ou outra, abro algum desses e-mails, dependendo de quem envia, pois sei que partilhamos do mesmo gosto.
    No entanto, tenho visto tanta baixaria na internet, vídeos de pessoas sendo presas, totalmente fora de si e acham que é engraçado. Não é. É triste. O youtube prolifera com porcarias. Corrente? Não repasso nunca.
    Tenho deletado praticamente tudo o que não é sério, até por que estou realmente interesada em coisas maiores e mais importantes.

    Compartilho da sua indignação.

    ResponderExcluir
  15. Lucimara, não só concordo com você como também já escrevi sobre isso no meu blog (http://giovanadamaceno.blogspot.com/2010/04/correntes.html).
    Quando abro minha caixa de emails a primeira coisa que olho é o assunto. Se for autoajuda, religião, amizade etc, já descarto. Principalmente se vir com aquelas exclamações ao lado, do tipo "Lindo!", "Show!". Aí dou uma olhadinha rápida para o lado direito e observo se tem um clip. Pronto, arquivo anexado em ppt. Não abro mesmo. É lixo certo.
    Não consigo entender como há gente com tanto tempo pra pegar textos enooooormes, dividi-los em frases e ficar criando aquelas apresentações intermináveis e, porque não dizer, chatíssimas. Pra mim não dá. Tenho muita ocupação e muita leitura realmente edificante pra dar conta.
    Beijo e obrigada pelas visitas ao meu blog.

    ResponderExcluir
  16. A humanidade é "porca" (nada a ver com os suínos). Não bastando poluir fisicamente tanto o quanto é possível, passamos a emporcalhar o meio virtual também. Poluição é poluição, seja em que meio for.
    Bjao Lu.

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucimara,

    Concordo totalmente com vc. Perdemos muito tempo analizando o que entra em nossa cx..
    Já fiz muito isso, mas cheguei a conclusão que é pura perda de tempo para mim e para quem recebe. Sem falar que muitas dessas mensagens veem acompanhadas de vírus.

    Bom texto,
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Meu primeiro passo após abrir a caixa de email é selecionar aqueles que serão deletados, apenas depois começo minha leitura. Espero, ao menos, que os meus emails (raros) estejam entre os dois que voce ler.

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga.

    Depois de alguns dias de distância
    estamos voltando ao convívio dos
    amigos que aprendemos a gostar.
    Obrigado pela amizade
    e pelas palavras
    que tornam a nossa vida
    mais bonita.

    Sua amizade é preciosa para mim.

    ResponderExcluir
  20. Partilho da sua revolta, Lucimara. Minha caixa de e-mails tb padece desse mal, rsrs. A lixeira nunca ficou tão movimentada, hehe. Muito engraçado seu texto. Bjo!

    ResponderExcluir
  21. É isso aí, Lu!
    Coloca pra fora! Coloca pra LIXEIRA! E manda o recado porque, realmente, é um PORRE!

    E você descreveu muito bem cada tipo de e-mail. Salve o Joãozinho!!! Enquanto ele não vira Power Point com trilha sonora cafona, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Existem emails que são um tédio, como por exemplo, as correntes e aqueles que dizem se não enviarmos em tantos minutos algo de ruim acontecerá. A internet é um meio muito grandioso e que auxiliou na divulgação de ideias das pessoas, bem como abriu o leque para que possamos expressar opiniões e ideologias. Entretanto como em tudo, acabamos criando o "lixo" e o pior é que espalhamos para os outros.
    Muitos dos meus emails nem leio, principalmente Power Point, já os de propagandas sempre dou uma olhadinha pra ver se tem algo em desconto...rsrsrs.
    Por mais que os emails coloquem os filtros contra Spam, nunca conseguirão efetivamente coibir esses "lixos" eletrônicos. Teremos que conviver com isso e separar o que é bom e ruim.

    ResponderExcluir
  23. Welcome à ciadosblogueiros. Gostei muito do seu texto...mas só dou nota 9.8 rsrsss.O bonito é sermos diferentes. Vc , por exemplo divide com aqueles que comungam os seus pensamentos. Acho que asim , no fim , vai dar: é, vc ésta certa.É isso mesmo.Eu já gosto de encarar os que pensam diferente de mim. Faz-se uma nova luz, no fim.Para mim ou para o outro. Eu limpo minha CE todos os dias e vc tem razão: estes emails de corrente, Deus eletrônico circulando na net, esta propaganda que, de repente, aparece no meio do texto que vc está lendo...pelamordeDeus!
    Outra coisa: vc envia "boas porcarias"? e esclarece: bons textos, inteligntes.Duvido que o faça.O que vc escolhe para mandar, pelo seu perfil, não pode ser porcaria.Quanto a falarmos de lixo, acho que o tal é como votar afavor da pena de morte: a primeira vítima pode a gente.
    Não estou dizendo que o seu texo não leve à reflexão e a civilidade. Leva sim. Por fim: gloria in excelsis Deo et pax omnibus bonna voluntatis

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!