sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COLUNA PERFIL


Esse negócio de perfil de coluna social é um saco. Particularmente, nunca servi para isso. Mas... Incongruências à parte, eu leio toda vez que me deparo com um.
As perguntinhas pouco atraentes nunca mudam e, de uns tempos pra cá, passei a observá-las para concluir minha opinião.
- Qual seu nome completo? Idade? Signo? E o hobby?
- zozozozoz, 18, áries. Meu hobby é jogar tênis.
- Hum...
O que tem de interessante até aí? Nada, né?
O entrevistador prossegue:
- O leitor quer saber: Qual o estado civil?
- Digamos que vivo um relacionamento aberto – risos.
Qual a graça? A resposta é esta para não parecer caretice, tenho certeza.
- Diga um defeito e uma qualidade.
- Nossa! Que difícil!
O/a convidado/a dá uma enrolada e cai sempre naquilo que todo mundo diz.
- Sou ansioso/a, sou teimoso/a.
Ninguém diz que é “mala-sem-alça”, egoísta, trapaceador.
Os defeitos são bem amenos e muitas vezes irreais. Se a gente vê isso até com perfil de famosos, imagine com quem aceitou responder ao perfil somente para aparecer.
Qualidade então nem se fala! Nunca vi tanta gente sincera como nessas colunas.
Por outro lado, a pessoa pode ser a maior baladeira dos batidões sertanejos, mas cantor preferido é sempre Chico Buarque, Tom Jobim, Djavan, MPB em geral.
Ator? Geralmente joga ali um estrangeiro de olhos claros de quem o nome é lembrado na hora, quiçá o coadjuvante do último filme assistido.
As séries do momento são as melhores alternativas da TV, Deus é o ídolo e família é o porto seguro. Todavia, por trás, o que rola é novela mexicana, briga constante com família e presença de Deus só quando o negócio aperta.
É muita hipocrisia traçada perguntinha a perguntinha. Inúteis respostas que não servirão pra ninguém a não para o próprio/a entrevistado/a – e para a mãe dele/a.
A falta de criatividade é assombrosa. Tanto perguntas quanto respostas.
Eita sociedadezinha do parecer!
Eu nunca consegui preencher meu perfil de modo que revelasse quem sou realmente. Não consigo. Eu não sei. Acho que tenho problemas... [ risos ]. “Cidade: , Estado: , País: , Etnia: , e Orientação sexual: ” é tudo o que sei responder com precisão.
Por isso aqueles caderninhos de perguntas que as meninas levavam para a escola me irritavam tanto... O maldito questionário pulava de mão em mão, percorrendo a sala de aula, e as colegas ficavam fervorosas para responder e bisbilhotar as respostas alheias. Das 96 folhas do universitário de capa mole, a primeira página pedia a identificação. Se eu colocasse meu nome no número 8, todas as outras revelações teriam que vir na ordem 8. Isso até o final do caderno. Eu tinha meus 11 ou 12 anos e me recordo do quanto eu abominava aquilo. Já era chatinha. Cheguei a tentar, mas fui incapaz de traçar meu perfil naquele espaço teen dos anos 90. Achava desnecessário colocar ali particularidades - inclusive amorosas - de uma vivência ainda tão curta e nada experiente. Que amor teria eu vivido aos 11 anos, se aos 10 eu ainda usava sandálias ortopédicas?
Enfim, essa situação foi só para ilustrar minha dificuldade de preencher perfil.
Não sou revoltada - eu juro! Sou só inconformada - com mais uma questão.
Esse tipo de entrevista, de perfil, poderia ser interessante se os moldes fossem mudados, com perguntas inteligentes, pessoas interessantes.

14 comentários:

  1. Cara Lucimara,
    "se os moldes fossem mudados, com perguntas inteligentes, pessoas interessantes."
    Ora aí está! Pessoas interessantes... e Perguntas inteligentes!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Querida Lucimara, rsrs que divertida e real. Esse mundo digital, virtual faz essa tua teoria se aplicar com muito mais força. Lugar aonde a gente não enxerga os olhos nem a alma!
    Adoramos sua postagem, assim como seu blog!!
    esperamos retribuir com o mesmo carinho no nosso,
    bjs Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  3. Hehehe...crítico e divertido o seu texto Lucimara. Gostei. Tive que vir, aqui, hoje e valeu à pena!! Um grande beijo "guria" querida, boa noite :)

    ResponderExcluir
  4. Muito legal e bem cheia de verdadces tua postagem!beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, tem razão. É o cúmulo da futilidade. Ficou faltando você citar o "pingue-pongue", "bate-bola", "drops", "jogo rápido" e outros que sempre encerra a "entrevista"... ótimo, Lucimara.

    ResponderExcluir
  6. NOSSA, Lu! Aqueles cadernos eram mesmo uns PORRES!

    E a cretinice era tanta, que na maioria das respostas as pessoas respondiam "IDEM".
    Lembra? hehe

    Boa, Lu! Um beijão.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá, leitores!
    Agradeço pelas visitas. Espero que estejam gostando. Voltem sempre!!!

    Lulu e Sol,
    Amei o blog de vocês. Obrigada pelo carinho aqui.
    Sejam bem-vindas.

    Marcelo,
    É verdade! Deixei de citar essas variações para esta futilidade... rs

    Matheus,
    O Idem era o pior...
    Obrigada pela visita! O VJ está cada vez melhor... Viciante.

    Bjs a todos e a todas.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lucimara, tudo bem? Olha, saiba que sinto-me honrado por você ter visitado meu blog e lá deixado seu comentário. Eu, por vez, sempre que possível passo por aqui, objetivando compartilhar suas reflexões. Que, por sinal, são ótimas. Abs.

    ResponderExcluir
  10. Nossa meu amor, eu ia te convidar para participar do "Perfil" do jornal nessa semana...rsrsrs. As vezes se o jornalista fizer uma pergunta mais inteligente para o entrevistado desse tipo de coluna social, não obtenha o que realmente quer, que é saber as particularidades da pessoa. Entretanto entendo sua frustração quanto ese tipo de questionário e até mesmo as pessoas que são retratadas nessas colunas...mas na maioria das vezes é o que o público-alvo do jornal, revista ou outros segmentos está esperando.
    Novamente excelente texto e muito bem colocado...amo vc.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Tambem nao vejo nada demais nisso,,,em saber o que nao se quer saber...rs..rs..e pior,,,eles nao mudam nunca...beijos de boa semana e bom feriado.

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que hoje estamos na sociedade do PARECE QUE É ou FALA QUE É. E na verdade ninguem é realmente aquilo que está sendo "vendido". Mais vale o que as pessoas acham que é, do que o que realmente seja.
    E esses caderninhos... bons tempos aqueles em que circulavam somente na escola... hoje em dia é tudo online com opção de enviar fotos e videos, curtir e linkar!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!