sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CARA FEIA? PRA QUÊ?

Ahhhh!
Estou farta de ser obrigada a olhar para cara feia.
Nossa! Como as pessoas são revoltadas ou perdem a paciência com facilidade!
Digo “obrigada” porque cara feia tem em todo lugar: trabalho, ruas, supermercados e, por incrível que pareça, aí do outro lado, neste exato momento, na frente do computador.
Claro que não e fácil conviver com determinadas situações ou pessoas, mas pelo menos tentar imaginar que tem gente em circunstâncias infinitamente piores, seria um caminho bem prático para se refletir se vale a pena ou não permanecer nesse estado.
Quando as pessoas conseguirão enxergar que os acontecimentos não procedem sempre da maneira que desejam?
Não sou de criticar livros de auto-ajuda, uma vez que, mesmo lendo tais gêneros, é possível praticar o tão essencial hábito da leitura. No entanto, eles não estão sendo de grande serventia. O povo lê e gosta, porém não aplica aquilo à própria vida, e se enterra cada vez mais nas crises existenciais, na depressão, no mau humor. Nada é suficiente, nada está bom. A comida não é boa, o salário é péssimo, a roupa é isto, não pode comprar aquilo, não tem tudo o que precisa, o sol está muito quente, a chuva não passa... Argh!
Quem aguenta?! Deus não dá conta sozinho...
Há aqueles que, gradativamente, quanto mais conseguem, mais desejam, mais reclamam. Sem querer, afastam amigos e passam a exibir um lindo adereço: uma linda tromba, que vem realçar a incrível delicadeza e o bom humor singular.
Agora pensem: a culpa é minha? É sua?
Sei que é redundante falar que o riso seria o melhor remédio. Todavia, há outra saída?
Minha intenção também não é postar mensagenzinha de auto-ajuda, não!
Tem gente que não ri. E, para esses deploráveis seres, quem ri é sempre o louco, o idiota, o palhaço, o que tomou chá de otimismo. Já fui taxada assim.
Quem saber?! Nem ligo! Não sou obrigada a mudar meu jeito de ser só por causa de uma cara feia. Ema, Ema, Ema!!!
Não estou sendo sórdida, tampouco egoísta. Só verdadeira. E penso: se diante das corriqueiras preocupações - encaradas como gigantescos problemas - todos rissem um pouco mais, a vontade de sumir seria amenizada e a expressão feliz daria lugar à ensaiada face carrancuda. O riso é capaz de aliviar nossas tensões. É empírica tal teoria.
Enquanto eu puder comemorar a alegria de viver, e claro, enquanto eu tiver meus dentes lindos e perfeitos, vou rir até mesmo da minha cara em frente ao espelho. Claro que não dá para sair por aí dando risadas das desgraças alheias. Isso sim seria ser sórdido.
Quero continuar sendo a louca, a palhaça, a idiota e tomando o abençoado chá. Sou mais feliz assim.
Problema todos têm; e de monte. Do mais rico ao mais pobre, do mais bonito ao mais desprovido de beleza.
Então, que tal tentarmos esquecê-los um pouco?
É feio cara feia!
Precisamos criar e manter estruturas que facilitem nosso convívio. E, a partir daí, estabelecermos também relações pacíficas com tudo e todos os que nos rodeiam.
Fertilizemos nosso espírito, gente!!!

Estou rindo de mim e para mim agora... [risos]
:D :D :D

4 comentários:

  1. Olá Lu!

    Parabéns, pelo texto, realmente vem de encontro com nosso dia a dia, pessoas mal humoradas, sozinhas e de mal com o mundo, acreditando que cara feia resolvem problemas.
    Sua sensibilidade, faz a diferença em suas reflexões.
    Abraço forte, Mary

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes entramos em uma loja e logo aparece um vendedor ou uma vendora sempre com muita sinpatia e com um grande sorriso no rosto. Muito agradável ser recebido assim, embora saibamos que tal vendedor ou vendedora passou por treinamento onde lhe ensinaram a sorrir para facilitar suas vendas e muitas vezes acabamos hipnotizados pela simpatia e pelo sorriso e acabamos por comprar um produto q não queriamos ou que nos era inadeguado...
    Não da exigir que as pessoas sejam "vendedor" ou "vendedoras" durante 24 horas no dia o sorriso e a "cara feia" são inerentes ao ser humano e no convivio social de hoje vivemos quase que obrigados a sorrir para termos sucesso e todos sabemos como é difícil sorrir pra uma sociedade onde somos constantemente enganados, traídos, humilhados, desprezados, etc...
    Talvez sorrir tornaria tudo mais fácil pra todos mas enfim o ser humano precisa expressar seus sentimentos e talvez a "cara feia" tenha se tornado pra alguns a única forma de demostrar sua insatisfação com essa sociedade que vem tornando as pessoas cada vez menos éticas...
    Bom...muito complexo o tema do post... o que posso pedir é um pouco de compreenção com minha cara feia e pedir para que não sintam como pessoal...

    ResponderExcluir
  3. compreensão e não compreenção... desculpem-me rs

    ResponderExcluir
  4. Caro Jorge,
    Ser sério é diferente de ter cara feia. E pelo que conheço vc, vc é sério. Não se preocupe... rs
    Como eu digo no texto, claro que não dá pra rir, sorrir o tempo todo. Escrevi o texto em alguns minutos, em um momento de revolta, confesso...[rs], por não suportar que algumas pessoas pensem que todo mundo tem culpa de seus problemas.
    É isso. Abraço forte e obrigada por ser um leitor assíduo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário.
Volte sempre, pois é e será sempre um prazer dividir minhas letras com você!